A sensação de deslocamento que ocasionalmente afetou o personagem de Doni ao longo da série se torna mais pronunciada nesta temporada. Como os enredos que abordam os problemas de Nando convergem com os de Rita, Doni acaba ficando na periferia da narrativa central. No entanto, a subtrama de Doni introduzindo batalhas de hip-hop adicionou uma dimensão cultural revigorante ao show, aumentando seu apelo geral.
Rita se vê envolvida nos problemas de Nando, tornando-se uma personagem crucial por sua visão intelectual dos acontecimentos. No entanto, a dependência emocional que ela desenvolve em relação a Nando, levando-a a tomar decisões arbitrárias, exige maior exploração no desenvolvimento da narrativa. A evolução de Rita no sentido de racionalizar as ações do sistema, dentro e fora da comunidade, bem como sua exploração da fé, adiciona complexidade ao seu personagem.
Enquanto o final da terceira temporada optou pela lógica ao invés do espetáculo, o resultado foi um final um tanto anticlimático para um arco de outra forma atraente. Com uma inevitável quinta temporada no horizonte, o destino desses personagens precisa de uma direção mais duradoura. Caso contrário, a série corre o risco de recorrer a soluções artificiais e extravagantes, como testemunhado em partes da quarta temporada.
Como a vida criminosa de Nando ocupa o centro do palco na quarta temporada, o ritmo da narrativa sofre. Os esforços para libertar sua esposa e solidificar sua posição de liderança são executados com cuidado, mas carecem da mesma energia envolvente de outras tramas. Consequentemente, a essência do programa parece reduzida aos aspectos negativos do subgênero "quebrada", negligenciando a natureza multifacetada da vida na favela.
Em conclusão, enquanto "Sintonia" sempre conseguiu evitar tropos típicos de subgênero, a quarta temporada lutou para manter o delicado equilíbrio entre seus personagens centrais. O show se beneficiaria ao explorar mais as contribuições de Doni e fornecer uma representação mais equilibrada da vida na "quebrada". O desafio é preservar a essência do espetáculo e expandir seus horizontes para além dos limites do estereótipo, demonstrando que a vida na favela vai muito além do crime.