Threads, o novo aplicativo de microblogues lançado recentemente nos Estados Unidos e no Brasil, está adotando uma abordagem diferente em relação ao conteúdo político e noticioso em sua plataforma. Ao contrário de outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter, o Threads não vai impulsionar publicações sobre política nem promover notícias em sua plataforma. Essa decisão estratégica foi tomada pelo CEO do Instagram, Adam Mosseri, responsável pelo lançamento do novo app.
Segundo Mosseri, a plataforma não vê o engajamento incremental que conteúdos políticos e noticiosos possam trazer como algo que justifique os riscos e a negatividade associados a esses tipos de conteúdo. Em uma conversa no próprio aplicativo, o executivo afirmou: "Nós não vamos encorajar essas verticais".
O CEO argumenta que o conteúdo de outras comunidades, como esportes, beleza e moda, já é suficiente para criar uma plataforma vibrante, sem a necessidade de abordar política e notícias. Ele menciona o Instagram como exemplo, onde esses tipos de conteúdo estão presentes, mas não são priorizados pelo algoritmo da plataforma.
Mosseri deixou claro que o objetivo do Threads não é substituir o Twitter, mas sim criar um espaço público para comunidades no Instagram que nunca adotaram o Twitter e para as comunidades no Twitter e em outras plataformas que estão interessadas em ter conversas menos hostis e agressivas.